quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Empreendedorismo e RP?

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Diversas são as conceituações e definições para a empregabilidade deste termo, muito em voga hoje:

Para Schumpeter (1968): o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e matérias.

Já Kirzner (1960) diz que empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente.

Oliveira (1991) e Pinchot III (1989) assinalam que um empreendedor é aquele que inicia um novo negócio por conta própria e um inovador vive um processo semelhante, mas dentro de uma empresa.

Drucker (1998): o espírito empreendedor é algo que pertence ao indivíduo ou a uma instituição e não um traço de personalidade.

E o Relações Públicas é um empreendedor nato? Acredito que não, pois, como Drucker, este não é um traço do perfil ou um conhecimento adquirido em sala de aula. Relações Públicas, enquanto gestor/coordenador de comunicação de organizações/empresas pode, e deve, ser um inovador e, a partir do planejamento, executar as melhores ações às realidades encontradas. Contudo, o fato de não ser um empreendedor por natureza, não extingue a possibilidade de o Relações Públicas poder ser. Quando presta uma consultoria, quando oferece uma assessoria, quando abre uma agência, quando inaugura uma empresa, o RP é um empreendedor, e ainda conta com o aporte do conhecimento intelectual e da (in)formação prática de gestão empresarial/organizacional.

Você é um empreendedor nato?

Faça um teste. Clique aqui e descubra.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home