terça-feira, 30 de setembro de 2008

A era do consumo responsável.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

O século XXI trás consigo novos valores. A sociedade de consumo abre as portas para a sociedade do consumo responsável, o que trás à tona valores humanos como o bem-estar social e a preservação do meio-ambiente, fatores que passaram a ser considerados pelos consumidores em suas escolhas de produtos e das empresas que os produzem.

Neste contexto, tangibilizar atributos de forma a engajar ações em torno de uma marca, tornou-se fundamental para se obter os melhores resultados.

Como conseqüência, construir a identidade de uma marca responsável requer a identificação dos atributos e valores da mesma com estes novos valores em que o consumidor acredita. Isto vai ao encontro de uma série de projetos sociais e ambientais executados pelas organizações que buscam através destas iniciativas sedimentar a personalidade de suas companhias e marcas.

Focada nestes valores humanos - como o bem-estar social e a preservação do meio-ambiente, empenhada em fortalecer a marca e a identidade do calçado produzido e para servir de exemplo para outras regiões produtivas - a indústria de Três Coroas (RS), um dos principais pólos de calçados do Brasil e que já foi associada à poluição, criou o selo Produção Consciente = Amanhã Mais Feliz.

O certificado, atribuido às empresas pelo Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, atesta que a companhia contemplada não só segue todas as leis ambientais, mas principalmente os padrões definidos pelo sindicato - englobando produção, armazenamento, transporte e reutilização dos resíduos sólidos industriais.

O processo de certificação vai além da aplicação do simples selo verde. O controle é tão rígido que, dois meses depois do lançamento, apenas 20 empresas possuem o selo, ou seja, menos de 25% das empresas de Três Coroas. Além de atestar que as companhias estão em linha com a produção limpa - objetivo de toda indústria que se preze hoje em dia - o selo deverá trazer ganhos adicionais. Afinal, estará estampado nas caixas de sapato que vão para as lojas, beneficiando-se da ainda nascente onda do consumo consciente.

A cruzada pró-meio ambiente de Três Coroas já vem dando resultados. As 93 companhias associadas ao sindicato ostentam um índice de reciclagem de 68% dos resíduos sólidos (plástico, cola, fragmentos de couro). O índice é muito superior à média nacional de reciclagem, que hoje é de 2,3%, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe). O desempenho das indústrias de Três Coroas já está se tornando referência para outras regiões do mundo, e um grupo de entidades mexicanas que visitaram a região em maio de 2007 estão acertando uma nova visita para conhecer melhor os projetos de reciclagem.

2 comentários:

Anônimo 11 de dezembro de 2012 às 13:01  

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