domingo, 1 de novembro de 2009

Google Wave - Testando a novidade.

Quer um convite? O Cappuccino convida você!

Fim da Promoção!
A vencedora foi Emily Bianquini. Muito obrigado a todos que participaram!
Explicações de como o sorteio foi feito no final do post.


Para escrever esse post sobre o Wave, convidamos Mariana Oliveira, @marianarrpp, graduanda de RP da UFRGS

Estou testando o mais novo serviço do Google, o Google Wave, há umas três semanas. Trata-se de um ambiente virtual com foco colaborativo, com grande potencial para revolucionar a troca de conhecimento na internet, apesar de ser alvo de muitas críticas por aí: muita gente ainda não sabe bem o que fazer com o Wave, principalmente por ser restrito a poucas pessoas, e porque imaginam que vai ser uma grande festa com fogos de artifício. Aí vem o choque: deparamo-nos com uma interface parecida com a do Gmail, difícil de usar, com bugs, e com as mesmas funções de outros ambientes.

Mas aí é que está a graça. Além de uma poderosa ferramenta de colaboração, o Google Wave é também um ALL-IN-ONE, em que há convergência de muitas ferramentas, e podemos centralizar boa parte da nossa vida online. Ainda rudimentares, mas há maneiras de acessar Wikipedia, Twitter, E-mail, Google Docs, Google Reader, Maps, MSN, Facebook, inclusive uns joguinhos, como Sudoku.

Nas Waves com nossos contatos, podemos ir construindo textos ao mesmo tempo, alterando e editando o que o outro escreveu, adicionando funções e gadgets, que vão incrementando a conversação. Aliás, este parece ser o grande foco do Google Wave: conversação e colaboração. Resta saber se os usuários irão utilizar para tal fim ou se vão adaptar às suas necessidades comunicativas (pra quem não se lembra, o foco do Twitter foi adaptado de O que você está fazendo 'para' Compartilhe links e descubra o que está acontecendo no mundo).

Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de uma nova rede social. Apesar da rede de contatos e das atualizações em tempo real, o Google Wave, dadas as proporções, está muito mais para a Wikipedia do que para o Twitter, muito mais para o E-mail do que para o Facebook. Novas funcionalidades vão sendo descobertas e adaptadas. Entretanto, ainda não imagino como esse novo ambiente poderá ser utilizado pelas empresas como ferramenta de Marketing e de Relações Públicas. Mas tenho certeza que em breve essas práticas surgirão, como na invasão corporativa das mídias socias, principalmente nos cases de marketing de guerrilha, já tratados aqui.

O Wave é restrito para usuários convidados, pois ainda está em fase de testes. Inicialmente, foram distribuídos 100 mil convites pelo mundo, mas estes convidados já tiveram a chance de convidar seus amigos também. O Google me concedeu 20 convites para distribuir - acho que eles perceberam que não tem muita graça quando se está sozinho num ambiente virtual assim! Destes, me resta apenas UM! Se você quiser experimentar o Wave também, deixe seu e-mail nos comentários deste post, que iremos sortear este convite nos próximos dias. E caso você já esteja por lá, nos adicione! marianarrpp@googlewave.com maxdelazeri@googlewave.com manodelazeri@googlewave.com


Tivemos 22 inscritos, cada inscrito ganhou um número (referente ao comentário; primeiro comentário = número 1, segundo comentário = número 2, etc) E o sorteio foi feito pelo site Random.org

27 comentários:

Jurandyr Bueno 1 de novembro de 2009 às 20:53  

Olá, Mariana. Gostaria de receber o convite sim. Meu e-mail é:
jurandyrbueno@gmail.com

Valeu pelas dicas!!!

Cibele Silva 1 de novembro de 2009 às 20:55  

Eu quero! Eu quero! Eu quero!
=]

Ai vai o meu email
abordorp@gmail.com

^^


Abraços,
Belle
(A Bordo)

bruh f. 1 de novembro de 2009 às 20:59  

Já quero;)

brunafranco1801@hotmail.com

Emily Bianquini 1 de novembro de 2009 às 21:01  

Eu quero o convite!
Relações Públicas não podem ficar fora das novas tecnologias...

emily.bianquini@gmail.com

Bjs

ana c. sciena 1 de novembro de 2009 às 21:05  
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown 1 de novembro de 2009 às 21:06  

Eu quero o convite!!!
meu email acsciena@gmail.com

Isma 1 de novembro de 2009 às 21:40  

ismacardoso@gmail.com

Supertramps Blogger! 1 de novembro de 2009 às 22:36  

iiixi maria, eu preciso ganhar essa: italossm_guitar@hotmail.com

Su 2 de novembro de 2009 às 00:38  

eu quero, sgpohia@gmail.com

Heitor Botan 2 de novembro de 2009 às 10:30  

Eu quero o convite também! heitorbotan@gmail.com

JOANNA 2 de novembro de 2009 às 12:28  

também querooo!

joanna-romero@hotmail.com

Anderson Rocha 2 de novembro de 2009 às 12:54  

Se Ainda estiver sorteando eu gostaria de experimentar.

Abs, Anderson Rocha anderson.anr@gmail.com

Dani Santos 2 de novembro de 2009 às 13:13  

Ah! eu quero, sim =D

dani07rp@gmail.com

Abraço!

AF 2 de novembro de 2009 às 14:59  

Se ainda der tempo eu quero!

Mayah 3 de novembro de 2009 às 00:45  

eu queroooo

mayahcruz@gmail.com

duanaflopes 3 de novembro de 2009 às 02:03  

Eu queroo!
dustranger2gmail.com

Unknown 3 de novembro de 2009 às 02:06  

Eu tb!

andressa.carrasqueira@gmail.com

Teteu 3 de novembro de 2009 às 08:51  

ótimo texto mari... já sorteou?

Denise Seixas 3 de novembro de 2009 às 09:15  

Eu gostaria MUITO de um convite!!

deseixas@gmail.com

OBRIGADA

Unknown 3 de novembro de 2009 às 12:50  

Olá!
Realmente estamos em uma era de descobertas e transformações no meio da comunicação e das mídias sociais. O Google Wave tá deixando muito gente confusa mas também bem curiosa. É esperar para ver ver o que no que vai dar... Bem legal o texto!
Meu email é tetekacris@gmail.com
Beijos,
Tereza.

thiago 3 de novembro de 2009 às 13:13  

Opa, meu email

thg.gpossa@gmail.com

como todo nerd to ansioso pra testar!

Juliana Xavier 3 de novembro de 2009 às 13:18  

Oiii...eu quero também!! Meu e-mail é juhxavier_04@hotmail.com

Jeison 3 de novembro de 2009 às 13:21  

Quero participar do sorteio:

Jeison Gomes
jeisongomes@gmail.com

Ocappuccino.com 3 de novembro de 2009 às 13:27  

TEMPO ESGOTADO!
FIM DA PROMOÇÃO!
LOGO MAIS VAMOS ANUNCIAR O GANHADOR!

Ocappuccino.com 3 de novembro de 2009 às 13:42  

A vencedora foi Emily Bianquini. Muito obrigado a todos que participaram!


Explicações de como o sorteio foi feito você encontra no final do post.

Cibele Silva 4 de novembro de 2009 às 15:30  

Que show esse 'trequinho' que sorteia!

Parabéns pela iniciação da 'promoção' meninos! E para a Emily tbm.
=]

abraços,
Belle
(A Bordo)

Guilherme Freitas 5 de novembro de 2009 às 20:43  

Interessante saber um pouco mais do Google Wave. A Google está sempre surpreendendo e colocando novidades no mercado. Quanto a mais a gente entende-las, melhor. Abraços.

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home