sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Monografando.

Por Massimino Delazeri, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Depois de algumas semanas afastado do blog, trabalhando na minha monografia, estou de volta para falar sobre ela...

Quem já passou por essa etapa da graduação sabe muito bem do que estou falando. E quem ainda não passou pode se preparar para algumas noites mal dormidas e, dependendo da pesquisa, bastante trabalho.

No meu trabalho busquei identificar o processo de construção de um blog corporativo. No início a minha ideia era selecionar alguns blogs e fazer uma pesquisa de caráter mais quantitativo, através da observação direta, identificar características em comum na estrutura e no relacionamento com os usuários.

Mas, ao discutir sobre a pesquisa com o meu orientador Alex Primo, ele me aconselhou a utilizar a metodologia de pesquisa exploratória no formato de estudo de caso. Essa metodologia consiste em identificar um objeto de estudo e a partir de diversas fontes coletar informações e fazer uma descrição detalhada do objeto de estudo.

Para pesquisar escolhi o Claro Blog, blog corporativo voltado para o público externo - desenvolvido pela operadora de telefonia móvel Claro. Escolhi o Claro Blog como objeto de estudo por ser o blog corporativo de uma empresa com um enorme número de clientes diretos, e por recentemente ter conquistado um prêmio na área de relacionamento com o cliente – Prêmio ABT – na categoria Soluções Tecnológicas, que reconhece as práticas de relacionamento com o uso da tecnologia.

Coletei muitas informações interessantes que mais adiante transformarei em post para partilhar aqui no blog.

Por ora, aproveito o espaço para agradecer a toda equipe do Claro Blog que muito gentilmente colaborou com a minha pesquisa. Ainda estou acertando os últimos detalhes da monografia, a data de entrega é dia 7 de dez. e a banca já está marcada para o dia 15 de dez. Torçam por mim!

Tem mais algum formando por ai? Mais alguém passando por essa experiência de pesquisador? Peço que colabore aqui conosco contanto um pouco sobre a sua monografia.

4 comentários:

Líviarbítrio. 28 de novembro de 2009 às 13:45  

Sei bem o que é esta fase na vida de um graduando. Já sou formada há um ano e lembro bem dos desesperos, vitórias, noites mal dormidas ou nem dormidas. Desde então peguei gosto pelo negócio, acabou virando um negócio.

Neste semestre, de 2009, elaborei três monografias e um artigo científico. Um trabalhão! Mas sem perder o foco, otimizei meus horários para não confundir os temas, sendo que foram de cursos diferentes.

Sempre tenho como ponto de partida contextualizar na introdução, ser objetiva e apresentar conceitos no desenvolvimento e concluir com as minhas percepções e observações.

O trabalho flui, mesmo com as noites mal dormidas.

Boa sorte para você!
No final sempre dá certo.
Abraço.

Bruno Galante 29 de novembro de 2009 às 23:02  

Eu acabei de me formar em RP agora... apresentei o meu TCC sob o tema "A Reestruturação da Comunicação Externa para a Revitalização da Imagem do Escotismo" no dia 18 de novembro e foi um sucesso. As noites mals dormidas, discussões com a minha dupla, muita pesquisa e muito estresse... tudo isso desapareceu quando suspirei aliviado após a apresentação. Se eu pudesse, faria tudo de novo! É uma sensação maravilhosa ao saber que você está formado!

Toda a sorte do mundo para você!
Um abraço,
Bruno

Ocappuccino.com 30 de novembro de 2009 às 22:30  

Livia, como elaborou 3 monografias?

Parabéns Bruno, que bom que o trabalho foi recompensando.

MATEUS

Unknown 1 de dezembro de 2009 às 13:23  

Mateus,

Foi um trabalhão e tanto, hehe.
O mais complexo foi o de Direito. Os dois de Jornalismo foram um relatório de um projeto paralelo, com as normas da ABNT e produção de monografias, só que mais curtas e renderam 50 páginas cada uma.

Otimizar o tempo é o ponto chave. Achei que não fosse conseguir, mas tinha prazos a cumprir e um cliente para ser bem atendido. Então meus finais de semana foram de muito trabalho.

Não me arrependo, a experiência vale por muitos finais de semana no ócio (não)criativo. hehe

Boa sorte para quem está na luta, e se precisarem de um reforço nas correções de gramática e ABNT estou às ordens ;D

Abraços,
Lívia Brito.

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home