quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Os novos processos seletivos: ou você está por dentro ou você está fora.

quarta-feira | 4 de novembro de 2009

Com o surgimento da web 2.0 muita coisa mudou na vida dos candidatos a processos seletivos de grandes empresas. Há uns dois anos bastava você falar um punhado de línguas e ter viajado para uns 5 países diferentes para se enquadrar no perfil procurado. Agora, além disso, você tem que aprender a blogar (como a dita cuja que vos escreve está tentando), estar conectado ao Orkut, ao Facebook e ao LinkeIn, ter um Twitter ativo, fazer videozinhos para o Youtube e, além disso tudo, passar nas provas online que, em alguns casos, parecem ter sido desenvolvidas pela NASA.

O que realmente podemos perceber é que as empresas de uma forma geral estão dando cada vez mais atenção ao que você divulga sobre si mesmo na internet. Estão preocupadas com a inserção de seus futuros funcionários no meio, e principalmente, com a imagem que os mesmos podem associar à companhia.

Um bom exemplo deste novo tipo de recrutamento é o programa de trainee da Natura 2010. Com o nome de Próximos Líderes, os candidatos só ficaram sabendo que se tratava do programa da Natura quando receberam o convite para uma das atividades online. A tarefa seguinte foi se inscrever no Natura Conecta que consiste em uma rede social da Natura. Aliás, o Natura Conecta vale um post só pra ele, de tão interessante. Bom, voltando ao processo... Em seguida os participantes foram distribuídos em grupos para realização de um projeto de divulgação de uma instituição que praticasse empreendedorismo social. E tinham de utilizar o Natura Conecta para se comunicar e para publicar seus projetos. E as tarefas utilizando a rede social não pararam por aí. O processo seletivo ainda está em andamento. Quem tiver interesse pode acompanhar pelo Blog da Lili, que está por dentro dos processos deste ano.

Outro processo interessante é o trainee da Unilever. Após a prova online, que foi uma espécie de joguinho simulando uma empresa, os candidatos tiveram que criar um blog com sua visão de mundo. E também tiveram a opção de fazer um vídeo para ilustrá-la. Se você quiser ver alguns dos vídeos é só procurar trainee unilever no Youtube. Tem dezenas lá. Este processo também está em andamento ainda.

O último exemplo, porém não menos importante, é a página da Reckitt Benckiser – dona da marca Veja – no Facebook Você é redirecionado para lá pelo site da Across (consultria em RH que vai tocar o processo). As inscrições ainda não estão abertas, mas pelo visto vai ser mais um desses novos processos envolvendo redes sociais.

É muito interessante perceber como as empresas estão investindo alto nas novas mídias. As intranets estão a cada dia com mais cara de rede social. As organizações estão incentivando fortemente o compartilhamento do conhecimento e das informações, e estão buscando pessoas comprometidas com isso. Então, prezado leitor, se você está interessando em trabalhar em alguma dessas grandes empresas, assim que acabar de ler isso aqui, trate de criar um perfil em cada uma dessas novas mídias. E toma muito cuidado com o que você vai escrever por lá.
_ _ _

15 comentários:

Fabio Procópio 4 de novembro de 2009 às 11:53  

Pois é, e ainda tem gente que acha perca de tempo dar um pouco de atenção às redes sociais e novas mídias...ótimo texto!

Abraços

Amanda Meyer 4 de novembro de 2009 às 11:55  

Adorei Andressa =)
Bom saber que nós blogueiros, twitteiros, orkuteiros...de plantão, estamos um passo a frente. Agora me restar tirar as fotos com (B)...posts inúteis e coisas do gênero.
Beijos

Amanda Meyer
www.adoramosfeedback.blogspot.com

Amanda Meyer 4 de novembro de 2009 às 11:55  
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda Meyer 4 de novembro de 2009 às 11:55  
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda Meyer 4 de novembro de 2009 às 11:55  
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda Meyer 4 de novembro de 2009 às 11:55  
Este comentário foi removido pelo autor.
Teteu 4 de novembro de 2009 às 12:10  

já li na revista amanhã que alguns RHs de empresas já pedem e outros já aceitam curriculo em forma de vídeo, assim posta um video falando de ti no youtube ou vimeo ou outro site que hospede e manda para o RH, assim eles já analisam melhor e selecionam alguns que seriam selecionados na entrevista pessoal... há muitos casos tambem de recrutamento no twitter e outras empresas qeu pedem algum 'histórico' em redes como blog pessoal, orkut, facebook e outros

Fabio Procópio 4 de novembro de 2009 às 12:37  

Então Mateus, foi através do twitter que fui selecionado para ser estagiário à distância de uma empresa de São Paulo..Estou gostando da experiência!

Cibele Silva 4 de novembro de 2009 às 15:26  

É isso mesmo Mateus. Sou representante de sala da minha turma e todas as vagas de estágios passam por mim. Quando é da faculdade ou quando um veterano pede alguma indicação para mim.

Tem umas empresas que não pedem nada, somente 'os meios onde estão inseridos', da primeira vez achei estranho - principalmente o termo - mas agora já estou acostumada. É muito bacana essa nova forma. Por isso temos que tomar cuidado com o que falamos.

Hoje eu estava lendo a revista "INFO dicas de curriculo", tem uma parte de redes sociais. As empresas pegam cada erro de português, ou a pessoa falando horrores do emprego anterior... Temos que nos prevenir e pensar três vezes antes de postar algo por ai.

Abraços,
Belle, A Bordo

Andressa Carrasqueira 4 de novembro de 2009 às 15:31  

A MPL, empresa que eu trabalho, utiliza o Twitter e o LinkedIn para auxiliar a busca por profissionais de TI. Agora estamos analizando partir para outros meios como uma página no Facebook e um Canal no Youtube.
É interessante ver como até pequenas empresas como a que eu trabalho estão ligadas na nova internet.

Abs!

Tribo RP 4 de novembro de 2009 às 18:00  

Muito interessante! Essas informações só vem confirmar o que estamos vendo crescer a cada dia na rede. Acho positivo as empresas que utilizam de estratégias em suas seleções.

Abraço,

Priscila

Tatiana C. 5 de novembro de 2009 às 01:37  

Interessante, muito bom!

bruh f. 5 de novembro de 2009 às 14:57  

Ontem li um texto do Arnaldo Jabour em que ele criticava as redes sociais e em especial o Twitter.
Tá certo, muita coisa a toa e sem utilidade acontece nele..Mas é necessário saber o que fazer dele, para ter utilidade.
E esses novos processos seletivos estão aí pra provar que isso tbém é relativo.


Abraços.
Bruna Franco.

Jorge Lima 6 de novembro de 2009 às 20:01  

Esse blog sempre possibilita boas leituras, essa em especial me interessou muito... Esse é o futuro do agir social, da vida de uma forma geral. Ao Matheus meu melhor abraço!

Conhecimento e Informação 13 de novembro de 2009 às 21:14  

Na Danone, o processo seletivo foi a elaboração de um planejamento estratégico. A Danone simulou uma situação onde a empresa teve como objetivo verificar a perspicácia do profissional em resolver qualquer tipo de situação, como se fosse um gerenciamento de crise. Realmente parecia uma prova da Nasa rsrsrsrsrsrsrsrsrs

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home